quinta-feira, agosto 11, 2005

Lá dizia a música "the roof is on fire!"

Vamos ouvindo queixumes de toda a gente, o povo em geral queixa-se da tristeza que é ver o seu Portugalzito a arder sem dó nem piedade, os afectados directamente gritam, choram, etc., os bombeiros queixam-se de falta de meios e do cansaço. O Governo não se queixa, só pede. Pede dinheiro, pede paciência, pede colaboração, pede compreensão, pede, pede, pede....

Assunto: FOGOS

Vejamos o que nos é dito pelo Governo. Os incêndios são postos por pessoas individuais que simplesmente devem ser doidinhas e gostam de ver arder, ou então são casos de negligência.
É com esta premissa que passamos às questões seguintes...

1 - Sabe-se que é difícil, mas possível determinar a origem de um incêndio através de investigações após o acontecimento. No entanto, já alguém viu resultados dessas investigações publicados em meios de comunicação social? Será que esses resultados são disponibilizados? Será que foram feitas investigações sequer? De onde vêm as certezas do Governo?

2 - Será que vivemos num país de doentes incendiários e pessoas que gostam de ir fumar junto das matas? (por exemplo)

3 - Que meios de prevenção e combate temos visto este ano que não tenhamos visto no ano passado? Eu viajo várias vezes pelo interior e NUNCA vi um veículo de protecção florestal, ou militares em vigia. Então afinal onde é que eles andam? A fazer flexões no quartel enquanto o país arde?

4 - Que medidas práticas têm sido tomadas no que diz respeito a limpeza e facilitação de acessos das florestas portuguesas? A mim basta-me ir na estrada (nem preciso embrenhar-me na floresta) para verificar que elas não estão limpas. Então e fiscalização? Não há? Ou os fiscais de hoje em dia são fiscais de secretária que já não podem sair e ver a realidade?

5 - Quantos milhões se gastam por ano nos meios de combate aos fogos e nos subsídios que são depois atribuídos? Já alguém fez as contas do quanto se pouparia a médio/longo prazo se se gastasse essa verba na prevenção? Não? Porque não?

6 - Quando se atribui subsídios verifica-se se a pessoa que o recebe limpou a sua floresta ou a área circundante da sua casa? Ou se no seu projecto de arborização respeita o disposto no Artigo 15º do decreto-lei nº 156/2004? Será que é respeitada a limpeza numa distância mínima, estabelecida no artigo 16º do mesmo decreto lei, de 50 metros à volta das habitações no caso de aglomerados rurais e de 100 metros no caso de aglomerados populacionais? (Atenção neste último caso a responsabilidade é da Câmara Municipal) É muito fácil pedir ajuda e pedir o decretar de estado de calamidade, receber subsídios, chorar, gritar, fazer demagogia, mas e cumprir as suas obrigações?

7 - Supondo que o bombeiros receberam meios para coordenar devidamente o combate aos incêndios (não sei, não vi, ainda não foi noticiado), será que receberam formação sobre a melhor forma e técnicas de os utilizar? Será que receberam formação sobre técnicas de gestão de meios? As pessoas que estão a gerir e a coordenar o combate aos incêndios encontram-se realmente preparadas e formadas para o fazer?

8 - Porque é que todos os anos em vez de se alugar meios áreos, não se compram meios próprios? Com tantos helicópteros na marinha ou nas forças armadas, será que não se encontram aptos ao combate de incêndios? Porque não? E porque não conjugar as duas coisas?

9 - Porque é que é tão comum ver arder pinheiros e a nascerem eucaliptos no mesmo local? quando: "É condicionada, nos termos do Decreto-Lei n.° 139/88, de 22 de Abril, a substituição de espécies florestais nas áreas percorridas por incêndios", segundo a Portaria nº 528/89 de 11 de Julho.

10 - As empresas de celulose vêem a qualidade da madeira reduzida quando esta se encontra ardida. Mas continuam a recebê-la pagando por ela uns preços convidativamente (para eles próprios entenda-se) mais baixos, será que esta proporção já foi estudada? Será que é justa? Ou será que eles pagam pouco por uma madeira que até nem está assim tão destruída quanto isso? E ver isso esclarecido? Há anos que se fala disso... É que se realmente esta situação se verificar, será que não há interesses económicos por detrás dos incêndios?

11 - Se eu tivesse uma empresa para arrendar meios de combate a incêndios, não lucraria com a vaga de incêndios que tem varrido o país?

12 - Porque é que ninguém de direito (vulgo ligado aos orgãos de administração) responde a estas (e outras) perguntas?

13 - Até quando a inércia?!?!

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home