quarta-feira, agosto 31, 2005

Acordai minha gente! ACORDAI!!!

Povo português, façam alguma coisa que marque a diferença de uma vez por todas!!! Será que sou eu o único farto de ver este país a afundar-se cada vez mais? Será que sou o único farto de mentiras, corrupção, de areia atirada à cara, de ver sempre as mesmas pessoas a colocar Portugal cada vez pior? Não sou... e estou certo disso.
Questiono-me quais são as diferenças entre o Governo PS de Sócrates e o de Guterres, ou entre o Governo PSD de Durão e o de Cavaco... Algumas caras novas (muitas delas continuam)... De resto continua tudo na mesma pasmaceira... Cheguei a um ponto em que me encontro tão farto de tudo o que seja relacionado com a política que me parece que a única saída será mesmo emigrar. Estou triste de ver que são os próprios portugueses que destróiem o seu país para encher os seus bolsos. E estou ainda mais triste de ver todos os restantes a assistirem a isso sem mexerem um dedo, talvez por comodismo, talvez por medo de mudar, talvez por indiferença, talvez por não acreditarem... O que é certo é que se nada acontecer, se não se fizer nada, vamos estar condenados a ter cada vez mais do mesmo. A ver as mesmas pessoas a governar, a tomarem repetidamente as mesmas decisões erradas, a encher os bolsos à custa de todos nós. Como é que querem mudar o estado do país se não se muda as pessoas?!?
A candidatura de Mário Soares é um bom exemplo disto, tanto ele como Cavaco Silva já deram o que tinham a dar ao país e estamos agradecidos (mesmo que haja alguém que discorde, deixe lá isso são coisas do passado...). E é mesmo esta a palavra! São coisas do PASSADO! Como é que queremos impulsionar Portugal, sair desta pasmaceira, acabar com todos os problemas com coisas do PASSADO??? Eu não sei bem o que é que o PS espera desta recandidatura de Soares, mas sinceramente para mim apenas serve para confirmar o quanto a classe política está alienada do que a sociedade portuguesa, ou pelo menos parte dela tanto anseia. ALGUÉM QUE TRAGA UMA LUFADA DE AR FRESCO. Alguém diferente pelo menos! Será que não estamos fartos de ver sempre as mesmas pessoas a desfilar de cargos em cargos?!? Já que a classe política parece estar encerrada em si mesma e nos seus amigos, apelo a nós povo, que ao menos façamos valer o nosso maior poder: O VOTO. Cada um vote em quem quiser, as hipóteses são simples: temos 4 candidatos, 2 deles são mais que conhecidos e não se espera deles nada de novo, apenas o mesmo do costume, os outros 2 candidatam-se à partida sem esperar ganhar o que também não é muito motivante. O 5º candidato é o branco, o voto em branco que vou lá deixar se a situação se mantiver assim.
Ontem ao ouvir o discurso de Manuel Alegre, senti pena que ele não se tivesse candidatado desde logo. Ao menos não foi um discurso tipicamente político a tentar convencer de alguma coisa. A tentar impingir ideias e a atirar areia prós olhos, foi bastante directo, concreto, real e em sintonia com o que se passa na sociedade portuguesa! Tenho pena se ele não se candidatar, é uma perda para Portugal. Ali está uma pessoa, que se disponibiliza para ajudar, que não tem nada a perder e que é colocada de lado porque os dinossauros da política portuguesa não sabem admitir que o seu tempo de glória pertence ao passado, que é preciso dar lugar aos outros, a ideias novas! Mas será que os partidos não vêem que são estas atitudes que levam à desconfiança e consequentemente à não participação dos portugueses na vida política?
Os actos eleitorais que se aproximam são uma óptima oportunidade para mostrarmos o nosso descontentamento! para mostrarmos que não podem andar a brincar com as nossas vidas e com o nosso país! Que queremos alguém competente e empenhado nas suas funções! Não queremos mais do mesmo, não queremos mais pessoas que não prescindem das suas férias poucos meses depois de terem tomado posse e quando o país estava a arder, não queremos mais pessoas que dizem reduzir a despesa pública e começam por reduzir nos que menos têm (na função pública) em vez de cortar nos seus luxos inúteis! Não queremos mais pessoas que recebem milhões para tratar da prevenção dos fogos e não fazem nada! Não queremos mais pessoas que não hesitam em usurpar os direitos do povo mas que não admitem que toquem nos deles! Não queremos mais corrupção! Não queremos ser usados, roubados, que nos façam passar por parvos!

Acordai Portugal! Está na altura de mostrar que não podem fazer os que lhes apetece e ficarmos a ver!! Apelo ao voto sim! Ao voto em branco como protesto contra estes ditos republicanos que pensam que vivem numa monarquia em que eles são donos e senhores da democracia!

"Depois dos devastadores incêndios de 2003, que queimaram 425 mil hectares, Portugal recebeu 48 milhões de euros do Fundo de Solidariedade, mas acabou por gastar apenas 42 milhões." - In Público.pt

O que é que foi feito com o restante? Porque é que não foi usado em prevenção mais agressiva?

sexta-feira, agosto 19, 2005

Como este é o post nº 100... deixo aki as seguintes palavras:

“Há Palavras Que Nos Beijam”

Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca,
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto,
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas, inesperadas
Como a poesia ou o amor.

(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído,
No papel abandonado)

Alexandre O’Neill

10... 10 é o número hoje atingido de bombeiros mortos como consequência dos fogos, este ano. 22... 22 é a idade do jovem bombeiro que morreu hoje, Carlos Severino de seu nome.
13... 13 é o número total de vítimas relacionadas com os incêndios, este ano.

Palavras para quê? Parece que ninguém de direito faz nada para mudar isto...

sábado, agosto 13, 2005

Perco-me nos traços de paisagens, nas sombras e planos sobrepostos. Prendo-me no momento, numa imagem imóvel, na cor, no som. Percorro com o meu olhar toda a extensão que me afasta do meu destino. Surpreendo-me numa busca infrutífera de delinear a proporção das coisas, quantificar a matéria. Sigo viagem...

para onde o vicio nos leva... orisinal - o jogo dos cães
já fiz uns 18mil e tal... é melhor parar por aki antes que me apegue muito...

sexta-feira, agosto 12, 2005

O bom humor português...

Bom, na verdade, se não for o bom humor português... não sei o que nos safa! vejam isto, vale a pena :)

quinta-feira, agosto 11, 2005

Lá dizia a música "the roof is on fire!"

Vamos ouvindo queixumes de toda a gente, o povo em geral queixa-se da tristeza que é ver o seu Portugalzito a arder sem dó nem piedade, os afectados directamente gritam, choram, etc., os bombeiros queixam-se de falta de meios e do cansaço. O Governo não se queixa, só pede. Pede dinheiro, pede paciência, pede colaboração, pede compreensão, pede, pede, pede....

Assunto: FOGOS

Vejamos o que nos é dito pelo Governo. Os incêndios são postos por pessoas individuais que simplesmente devem ser doidinhas e gostam de ver arder, ou então são casos de negligência.
É com esta premissa que passamos às questões seguintes...

1 - Sabe-se que é difícil, mas possível determinar a origem de um incêndio através de investigações após o acontecimento. No entanto, já alguém viu resultados dessas investigações publicados em meios de comunicação social? Será que esses resultados são disponibilizados? Será que foram feitas investigações sequer? De onde vêm as certezas do Governo?

2 - Será que vivemos num país de doentes incendiários e pessoas que gostam de ir fumar junto das matas? (por exemplo)

3 - Que meios de prevenção e combate temos visto este ano que não tenhamos visto no ano passado? Eu viajo várias vezes pelo interior e NUNCA vi um veículo de protecção florestal, ou militares em vigia. Então afinal onde é que eles andam? A fazer flexões no quartel enquanto o país arde?

4 - Que medidas práticas têm sido tomadas no que diz respeito a limpeza e facilitação de acessos das florestas portuguesas? A mim basta-me ir na estrada (nem preciso embrenhar-me na floresta) para verificar que elas não estão limpas. Então e fiscalização? Não há? Ou os fiscais de hoje em dia são fiscais de secretária que já não podem sair e ver a realidade?

5 - Quantos milhões se gastam por ano nos meios de combate aos fogos e nos subsídios que são depois atribuídos? Já alguém fez as contas do quanto se pouparia a médio/longo prazo se se gastasse essa verba na prevenção? Não? Porque não?

6 - Quando se atribui subsídios verifica-se se a pessoa que o recebe limpou a sua floresta ou a área circundante da sua casa? Ou se no seu projecto de arborização respeita o disposto no Artigo 15º do decreto-lei nº 156/2004? Será que é respeitada a limpeza numa distância mínima, estabelecida no artigo 16º do mesmo decreto lei, de 50 metros à volta das habitações no caso de aglomerados rurais e de 100 metros no caso de aglomerados populacionais? (Atenção neste último caso a responsabilidade é da Câmara Municipal) É muito fácil pedir ajuda e pedir o decretar de estado de calamidade, receber subsídios, chorar, gritar, fazer demagogia, mas e cumprir as suas obrigações?

7 - Supondo que o bombeiros receberam meios para coordenar devidamente o combate aos incêndios (não sei, não vi, ainda não foi noticiado), será que receberam formação sobre a melhor forma e técnicas de os utilizar? Será que receberam formação sobre técnicas de gestão de meios? As pessoas que estão a gerir e a coordenar o combate aos incêndios encontram-se realmente preparadas e formadas para o fazer?

8 - Porque é que todos os anos em vez de se alugar meios áreos, não se compram meios próprios? Com tantos helicópteros na marinha ou nas forças armadas, será que não se encontram aptos ao combate de incêndios? Porque não? E porque não conjugar as duas coisas?

9 - Porque é que é tão comum ver arder pinheiros e a nascerem eucaliptos no mesmo local? quando: "É condicionada, nos termos do Decreto-Lei n.° 139/88, de 22 de Abril, a substituição de espécies florestais nas áreas percorridas por incêndios", segundo a Portaria nº 528/89 de 11 de Julho.

10 - As empresas de celulose vêem a qualidade da madeira reduzida quando esta se encontra ardida. Mas continuam a recebê-la pagando por ela uns preços convidativamente (para eles próprios entenda-se) mais baixos, será que esta proporção já foi estudada? Será que é justa? Ou será que eles pagam pouco por uma madeira que até nem está assim tão destruída quanto isso? E ver isso esclarecido? Há anos que se fala disso... É que se realmente esta situação se verificar, será que não há interesses económicos por detrás dos incêndios?

11 - Se eu tivesse uma empresa para arrendar meios de combate a incêndios, não lucraria com a vaga de incêndios que tem varrido o país?

12 - Porque é que ninguém de direito (vulgo ligado aos orgãos de administração) responde a estas (e outras) perguntas?

13 - Até quando a inércia?!?!

How can I express my self if there aren't enough words to do so?

Though I can try hard to bend the words... or perhaps ask for an effort from my own imagination. I keep on failing. Still, I find myself unable to disillusion my own will from keeping on trying. Suppose I ask too much from words, after all, they’re limited, every alphabet is limited. Only our imagination is unlimited, our thoughts never cease to overcome our speech. Maybe se I misturasse two idiomas, or algunos más. But even so I find it hard to find the exact words to give a meaning to all my thoughts. Therefore, I apologize. I apologize for not being able to show the extent of my views, for not being able to amaze you with my words. That’s just me… trying to keep your smile alive. I wished I could be the top person for you…

quarta-feira, agosto 10, 2005

Vamos de mal a pior...

Vejamos as coisas por pontos...

1 - Os impostos aumentaram;
2 - O preço dos combustíveis não pára de subir;
3 - Os fogos continuam a lavrar sem controlo aparente;
4 - Uma testemunha do processo da Casa Pia é sequestrada e alvo de violência pela 2ª vez e as autoridades optam por não fazer nada (ver aqui);
5 - Os partidos políticos julgam que vale tudo para vencer as eleições (basta ver o caso Mário Soares);
6 - A classe Alta continua a ser a mais favorecida, basta ver o aumento da compra de descapotáveis noticiado aqui. (entao mas afinal a crise é só pra alguns... que por acaso até devem ser muitos...)

Quando é que começam a chegar as boas notícias?...

terça-feira, agosto 09, 2005

O amor é uma companhia

O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.
Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto naausência dela.
Todo eu sou qualquer força que me abandona.
Toda a realidade olha para mim como um girassol com a caradela no meio.

Alberto Caeiro

quinta-feira, agosto 04, 2005

its hard to find
hard to find
hard to find the strength now but i try
and I don't want to
don't want to
don't want to go on and speak now
of what's gone by
Cos no matter what i say
no matter what i do
i cant change what happened
No matter what i say
no matter what i do
i cant change what happened

You just slipped through my fingers
and i feel so ashamed
You just slipped through my fingers
and i have paid...

Anathema - A Natural Disaster

quarta-feira, agosto 03, 2005

Crio palavras por entre as tuas frases
Antevejo olhares nas tuas faces
Sussurros de um sol poente,
por entre a brisa de uma manhã
distante de mim, onde o sonho não alcança
e a minha voz te chama e se cansa.
Agarro sons, timbres da tua doce imagem
refletida na minha mente adormecida
Saboreio os teus traços delineados pelo sol
E deixo-me navegar ao sabor dos teus movimentos...

terça-feira, agosto 02, 2005


Fallen Angel...